Com a volta às aulas, também volta uma preocupação: a lancheira saudável. O que devo mandar na lancheira do meu filho? Como fazer para que os alimentos fiquem conservados e seguros até a hora do lanche?
A resposta é simples: basicamente, devemos mandar na lancheira algo que vá hidratar, um carboidrato que forneça energia rápida e algum outro alimento que irá fornecer energia de forma mais lenta, gradualmente. Por exemplo:
Hidratação: água, água de coco, suco natural de fruta ou polpa diluída (metade polpa + metade água)
Energia “rápida”: frutas frescas e frutas secas
Energia “lenta”: aqui temos mais de um grupo alimentar – as castanhas e sementes oleaginosas, os cereais integrais, biscoitos e bolos integrais, os derivados de leite e alguns outros alimentos ricos em fibras, como vegetais crus, por exemplo.
A melhor forma de garantir que os lanches se mantenham frescos e sejam transportados de forma segura é com lancheiras ou potes térmicos que garantem a manutenção da temperatura adequada até a hora de comer.
Caso você perceba que a criança não tem interesse pelos lanches, pois a lancheira volta cheia, é interessante envolvê-la no preparo e utilizar atrativos. Um lanche bonito é sempre mais interessante. Utilizar cortadores diferentes para as frutas e sanduíches torna o lanche divertido e mais convidativo.
Devemos tomar cuidado, pois a correria do dia-a-dia pode nos fazer optar por industrializados não saudáveis. Os vilões das lancheiras são: embutidos, néctares de fruta açucarados, salgadinhos, frituras, bebidas lácteas como iogurtes açucarados e os falsos integrais. Devemos criar o hábito de ler os rótulos e fugir de produtos com listas de ingredientes muito extensas. Adoçantes artificiais, corantes e conservantes estão presentes em grande quantidade nesses produtos e não contribuem para a nossa saúde! A regra básica é: na lancheira devemos ter mais comida de verdade e menos produtos industrializados.
E lembre-se: os lanches são realizados em grupo. O lanche não saudável de uma criança pode influenciar negativamente na aceitação do lanche saudável do coleguinha. Faça escolhas conscientes.
Abaixo, algumas ideias de lanches:
- Fruta + aveia + água de coco
- Fruta + granola + água
- Pipoca caseira + fruta + água
- Iogurte natural + fruta + aveia
- Pão integral com queijo branco + fruta + água de coco
- Pão integral com ricota e tomate + suco de fruta + água
- Fruta + castanha + água de coco
- Fruta seca + castanha + água
- Tomate cereja + queijo branco + suco de fruta
- Cenoura picadinha + queijo cottage + suco de fruta
- Tapioca com gergelim e geleia de fruta + suco de fruta
- Fruta + biscoito integral + água de coco
- Bolo caseiro + fruta +água
- Milho cozido + queijo branco + suco de fruta
EQS 212/412 – Brasília/DF — Cep: 70.275-540
canarinho212@escolacanarinho.com.br
Telefone: (61) 4001-7979 ou (61) 4001-7950
EQN 208/408 – Brasília/DF — Cep: 70.853-450
canarinho208@escolacanarinho.com.br
Telefone: (61) 3347-7776 ou (61) 3347-1777