Lancheira saudável

Com a volta às aulas, também volta uma preocupação: a lancheira saudável. O que devo mandar na lancheira do meu filho? Como fazer para que os alimentos fiquem conservados e seguros até a hora do lanche?

A resposta é simples: basicamente, devemos mandar na lancheira algo que vá hidratar, um carboidrato que forneça energia rápida e algum outro alimento que irá fornecer energia de forma mais lenta, gradualmente.

Hidratação: água, água de coco, suco natural de fruta ou polpa diluída (metade polpa + metade água)

Energia “rápida”: frutas frescas e frutas secas

Energia “lenta”: aqui temos mais de um grupo alimentar – as castanhas e sementes oleaginosas, os cereais integrais, biscoitos e bolos integrais, os derivados de leite e alguns outros alimentos ricos em fibras, como vegetais crus, por exemplo.

A melhor forma de garantir que os lanches mantenham-se frescos e sejam transportados de forma segura é utilizando lancheiras ou potes térmicos, que garantem que a temperatura adequada seja mantida até a hora de comer.

Caso você perceba que a criança não tem interesse pelos lanches, pois a lancheira volta cheia, é interessante envolvê-la no preparo e utilizar atrativos. Um lanche bonito é sempre mais interessante. Utilizar cortadores diferentes para as frutas e sanduíches torna o lanche divertido! Lanches coloridos são mais convidativos.

Devemos tomar cuidado, pois a correria do dia-a-dia pode nos fazer optar por industrializados não saudáveis. Os vilões das lancheiras são: embutidos, néctares de fruta açucarados, salgadinhos, frituras, bebidas lácteas e iogurtes açucarados e os falsos integrais. Devemos criar  o hábito de ler os rótulos e fugir de produtos com listas de ingredientes muito extensas. Adoçantes artificiais, corantes e conservantes estão presentes em grande quantidade nesses produtos e não contribuem para a saúde de nossos canarinhos! A regra básica é: na lancheira devemos ter mais comida de verdade e menos produtos industrializados.

E lembre-se: os lanches são realizados em grupo. O lanche não saudável de uma criança pode influenciar negativamente na aceitação do lanche saudável do coleguinha. Faça escolhas conscientes.

 

Abaixo, algumas ideias de lanches:

Fruta + aveia + água de coco

Fruta + granola + água

Pipoca caseira + fruta + água

Iogurte natural + fruta + aveia

Pão integral com queijo branco + fruta + água de coco

Pão integral com ricota e tomate + suco de fruta + água

Fruta + castanha + água de coco

Fruta seca + castanha + água

Tomate cereja + queijo branco + suco de fruta

Cenoura picadinha + queijo cottage + suco de fruta

Tapioca com gergelim e geleia de fruta + suco de fruta

Fruta + biscoito integral + água de coco

Bolo caseiro + fruta +água

Milho cozido + queijo branco + suco de fruta

 

 

Por: Rafaella Dusi – Nutricionista – CRN1 – 9319