Alimentação da Escola Canarinho

A alimentação da Escola Canarinho é um combinado de muito carinho e conhecimentos técnicos. A nossa nutricionista, Rafaella Dusi, toma conta de cada detalhe. O cardápio, que é adequado para a faixa etária dos nossos canarinhos, combina as vantagens da alimentação saudável e o prazer de comer comida de verdade.

Em nossas refeições principais (almoço e jantar) oferecemos sempre um prato com todos os grupos alimentares: tubérculos, cereais, leguminosas, proteínas, hortaliças e vegetais. Desde a introdução da alimentação, que geralmente ocorre aos 6 meses, os bebês recebem todos os alimentos separados, o que permite que eles identifiquem cores, sabores e texturas, auxiliando na formação adequada do paladar. Esta conduta pode ajudar as crianças a passarem pela fase da seletividade alimentar, de forma mais tranquila, que geralmente ocorre entre 2 e 5 anos.

Quando chega a fase de 2 a 5 anos, a “tia” Rafa está preparada! Através da combinação de alimentos que as crianças costumam rejeitar com outros que elas preferem, são criadas farofas nutritivas e purês coloridos que são muito bem aceitos! A farinha de linhaça também entra na estratégia das misturas e aparece no nosso feijão para enriquecê-lo com gorduras do bem! Frituras não existem por aqui! Os nossos alimentos são sempre assados, cozidos (em água ou no vapor) ou refogados! Salada crua? Temos todos os dias!

Nos nossos lanches, combinamos sempre frutas frescas e sucos de polpa – que são bem diluídos e oferecidos em quantidades controladas, pois sabemos que o excesso de frutose contido em sucos concentrados pode ser prejudicial à saúde. Os sucos são uma forma das crianças entrarem em contato com o sabor de frutas menos convencionais, como por exemplo, cupuaçu e graviola.

Os pães, biscoito e salgados são todos feitos por aqui, e sempre com muito cuidado! Costumamos usar a farinha de trigo integral e quando ela não está presente temos linhaça ou gergelim na composição de massas de bolo, salgados, biscoitos, etc. Estes dois componentes, além de fonte de boas gorduras, elevam a quantidade de fibra das preparações!

As frutas e vegetais também entram nas receitas para enriquecê-las. Vocês sabiam que até abobrinha no bolo de cacau podemos colocar?! Nós já fizemos e foi um sucesso! Tapiocas coloridas com beterraba ou espinafre, bolos com banana ou uva passa para ajudar a adoçar, agrião no molho da carne, pão de queijo rosa, suco do Hulk e muito mais!! Ludicidade e criatividade estão presentes não só nas salas de aula, mas também na cozinha da Escola Canarinho!

A nossa sobremesa também é pensada com muito carinho! Servimos frutas fresquinhas e, como equilíbrio sem radicalismo é importante, só duas vezes no mês temos a desejada gelatina, sempre combinada com frutas!

Restou alguma dúvida? Procure nossa nutricionista e agende uma conversa, ela tem várias outras dicas preciosas para compartilhar com vocês!